Nas sessões com a Formadora Helena Lourenço abordámos conceitos relacionados com os temas das sessões, tal como CLC_5 - Cultura, comunicação e média, CLC_6 - Culturas de urbanismo e mobilidade e CLC_7 - Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação. O principal tema que esta unidade de competência desenvolveu desde o início foi a comunicação e como a sociedade contemporânea - associada à progressiva mudança - que as mesmas têm vindo a sofrer, positiva e negativamente. Assim, após desenvolvidos os conceitos como uma Cultura de programação: trajetos pessoais e mudança social, ligado ao último tema desenvolvido em CLC7, relembrámos alguns dos conceitos abordados em CLC5 5, no âmbito da importância da formação e da educação nas sociedades de informação e, de um modo geral, da formação individual, nos dias de hoje.
Em CLC abordou-se essencialmente a realidade das sociedades modernas – as sociedades de informação – associando-as a conceitos como a cultura (multiculturalismo), a formação, o impacto destas nas grandes questões actuais, o impacto da cultura artistica, entre outras. Contudo, os alunos gostariam de referir todos os exercícios relacionados com a disciplina de Português, que já não é segredo que é a disciplina predileta do formando Vasco Vicente, os quais, se realizaram relativamente aos temas da UFCD e, outras vezes, de um modo paralelo às temáticas. Assim, as sessões contribuíram para esclarecer algumas dúvidas em termos de funcionamento da língua, distinguir síntese de resumo, relembrar o requerimento, estudaram-se também alguns textos literários, como Miguel Torga e Fernando Pessoa na última temática. Visionou-se um documentário no tema da urbanização intitulado “Os Índios da Meia-Praia”, interpretou-se ainda Zeca Afonso conhecido artista de música de intervenção portuguesa do séc. XX, e referir, mais uma vez, a sessão de leitura realizada nesta última temática, da qual, os alunos gostaram bastante. Finalmente, agradecer a todos, desde os colegas às formadoras e mediadora, que ajudaram os alunos a serem cidadãos melhores e, claro, ajudaram também à concretização dos seus caminhos formativos.
Deste modo, e particularmente, no decorrer das sessões da formação, não houve, assim, grandes aspectos negativos a assinalar mesmo considerando a grande carga de trabalhos escritos para realizar. Trabalhos estes que, na realidade, contribuíram para uma maior prática de escrita, tanto no que toca à ortografia e à gramática, como no manuseamento informático (TIC) visto que a grande parte deles foram realizados a computador.
De assinalar, por fim, a unidade de CLC (Cultura, Língua e Comunicação) que foi, no entender dos alunos, a mais produtiva, não só por mérito da formadora mas, também pelo carácter das UFCD em si. Estas sessões mostraram-se deveras produtivas e interessantes, não só face aos conteúdos abordados, como essencialmente às capacidades de ensino e carisma da Formadora, tal como a sua própria genialidade, criatividade, originalidade e excelentes competências de ensino da mesma.
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