quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lacóbrica: passado e presente

Lacóbriga foi uma antiga povoação de origem Celta, normalmente identificada como a antecessora da actual cidade de Lagos.


No passado, a cidade de Lagos era uma cidade bastante requisitada devido à sua posição estratégica no sudoeste do extremo algarvio. A cidade desenvolveu-se e cresceu bastante durante  o domínio romano, porém é no século XV que atinge o seu apogeu - mais uma vez pela sua posição no sudoeste da costa portuguesa - tornando-se o principal porto português durante a exploração da costa africana. A cidade adquirira uma grande expansão urbana ao longo dos dois séculos que se seguem, mas o terramoto e maremoto de 1755 deixaram grande parte da cidade completamente destruída, sendo apenas possível retornar ao período de prosperidade no século XIX com o aparecimento da indústria de conservas de peixe e comércio.

Ao longo de 100 anos, Lagos sofreu grandes mudanças que fizeram com que a cidade evoluísse bastante e se tornasse a cidade que é hoje - uma cidade turística moderna na qual mantém o equilíbrio entre o seu lado rústico, com traços arquitetónicos distintos como o Forte da Ponta da Bandeira e as próprias paisagens características do Algarve como as praias e a mata, e o seu lado urbano, com equipamentos culturais como o Centro Cultural e o Centro Ciência Viva de Lagos.

O Centro Cultural veio a contribuir para o aumento da vertente turística e artística da cidade no qual proporciona diversos espetáculos e exposições de vários artistas. O Centro Ciência Viva é um projeto conseguido pela iniciativa pela Câmara Municipal de Lagos, em resposta ao estimulo lançado pela ciência viva - agência nacional para a cultura cientifica e tecnológica. O centro procura a divulgação científica e tecnológica junto do grande publico bem como a formação de animadores e professores, o apoio às escolas, a colaboração entre instituições cientificas, empresas, autarquias e instituições educativas.


O centro está instalado num antigo solar setecentista, de traça pombalina, sobranceiro à zona ribeirinha da cidade, onde a avenida dos descobrimentos conflui com as artérias do centro histórico. legado à cidade pelo seu ultimo proprietário, Maria Boulain Fogaça, este interessante imóvel foi reconstruído de modo a transformar um tradicional espaço de residência numa moderna área expositiva. O equilíbrio da fachada, o jardim, os pátios exteriores e a vista panorâmica trazem este espaço de descoberta uma dimensão estética e contemplativa.

O centro dispõe de um espaço polivalente, capacitado para palestras exposições a atividades variadas, e de um jardim com um pequeno auditório ao ar livre. Nestes espaços dinamizam-se atividades diversificadas que estimulem em todos o gosto pela aventura do saber. A programação inclui palestras para divulgar e debater ideias, observações astronómicas ou oficinas experimentais, planeadas de acordo com o nível etário dos participantes, onde mexer é obrigatório. Durante as férias, a ciência também estará presente. A ciência extravasará para fora de portas tanto previstas saídas de campo e atividades em dias festivos. Esta entidade é uma associação sem fins lucrativos, cuja atividade principal é investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais.

Existe um confronto entre o desenvolvimento da cidade em relação à preservação paisagística e patrimonial, tendo em conta que as entidades autárquicas ao promoverem o turismo dão prioridade ao urbanismo a respeito da condição económica,  em detrimento do valor paisagístico de Lagos. A praia da D.Ana, considerada a Melhor Praia Portuguesa foi sujeita a obras de alimentação artificial de areia com o suposto intuito de contribuir para aumentar a segurança dos banhistas. Consequentemente, foram feitas muitas queixas a respeito da sua requalificação que constatou num grande dano provocado na praia mais bonita de Portugal.



Bibliografia:

http://www.cm-lagos.pt/portal_autarquico/lagos/v_ptPT/pagina_inicial/noticias/festival_descobrimentos_mar2015.htm
http://www.lagos.cienciaviva.pt/centro/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagos_(Portugal)
http://www.publico.pt/local/noticia/obras-da-praia-dona-ana-em-lagos-motivam-queixa-contra-o-estado-em-bruxelas-1701941
Trabalho realizado por:
Ana Madeira Ferreira
Daniela Santos
Luiz Filipe Silva
Rui Loureiro
Vasco Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário