sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CLC 7 Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação

Hoje, inicia-se o percurso final de Cultura, Língua e Comunicação. Para trás, ficou um caminho de atividades dedicadas às Culturas de Urbanismo e Mobilidade cujas reflexões comprovam o empenho e as aprendizagens realizadas.

Continuem a caminhar, pois já falta pouco!

Boas aprendizagens!


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

As redes sociais

As Redes Sociais

Com o avanço tecnológico, nomeadamente no campo das comunicações, e o aparecimento dos computadores, ferramenta de alta capacidade para arquivo de informação e execução de trabalhos, devido a varias aplicações, dá-se o fenómeno da internet. A partilha e recolha de informação, o lazer, o trabalho, começam a ter novos contornos. Os continentes, os países, as cidades, ficam agora à distância de um click.
As necessidades humanas, como a comunicação, o trabalho, o divertimento ou lazer, a necessidade de se mostrar e estar protegido por uma muralha, sem ter que ser confrontado com as reacções dos outros, tornaram as redes sociais uma das formas mais fáceis de se comunicar. A criação de grupos sociais para diferentes interesses, nas quais podemos excluir as que queremos ou atrair novas pessoas é de fato um apanágio, exemplo: "hoje não me apetece aturar o amigo X, já não tenho paciência". É a comodidade e o privilégio da escolha, torna-se fácil e hilariante.
O facilitismo desta situação é viciante, o ser humano é curioso por natureza. Saber o que determinada pessoa fez ao levantar, ao almoço e ao deitar, é algo mesquinho, mas 90% das pessoas é o que faz.
Mas, não será só para a bisbilhotice que as redes sociais servem. Existem também as redes de trabalho, grupos empresariais ligados, empresas internacionais a trocarem informação. Trata-se de um mundo virtual que não dorme, não descansa, onde impera a disponibilidade 24 horas por dia em qualquer país.

Poderemos concluir que as redes sociais, são plataformas virtuais de grande alcance de variadíssimos interesses. Informação, publicidade gratuita, promoção de ideias, movimentos sociais, apelos, são exemplos de algumas das utilidades das mesmas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Preserve as praias Algarvias

No seguimento da quarta ficha de atividades da UFCD: CLC_6 Culturas de urbanismo e mobilidade, desenvolvemos um cartaz apelativo à preservação de toda a Costa Algarvia.
Trabalho realizado por:
André Conceição
Catarina Rodrigues
Eloisa Duarte
João Barbosa

Ideias para embelezar a nossa cidade


Feito por:
Isadora Serrão
Isa Magalhães 
Francyele Moreira

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Algarve através de João Lúcio

Oh meu ardente Algarve…
[…] Para te adormecer, Deus pôs-te perto o mar,
E, para fecundar a tua fantasia,
No vasto palco azul…
[…]  Fez mais belo para ti o drama em oiro – o Dia.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZrwq0LvVyWIaSrSW8FXfeI52aFnpWnGJikjeNFGMd2C8DX-zpV3k3SgXjcK4Z3uEoibArg_mGXVMqrc3oD0BtLbSJhzha7a8Jk1KeQEHlzEzJBON3L0yoQXGbQXN4v1RBbKhKnjjfZ2Uh/s1600/mar%25C3%25A7o+2012+332.jpg



Onde o Sol sensual cansa os nervos das rosas,

https://universodasflores.files.wordpress.com/2013/11/flores-joinville-floricultura-61.jpg



Do sinistro oceano escuro e ardiloso
Que esmaga os navios para os poder roubar!












https://www.google.pt/search?q=caravela+a+noite&biw=1280&bih=953&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi3s5q91pPKAhUCUhoKHTZUBmwQ_AUIBigB#imgrc=6JqjOsZKz3hDkM%3A



Vais fazer latejar, numa glauca harmonia,
As rochas junto a ti erguidas e soldadas,
Meu lindo mar do Sul, oh mar da Fantasia,
Da Aventura, do Amor, da Lenda e das Baladas!
Luar do meu Algarve, imaculado e fino,
Luar fluido, de neve, opalas e jasmins,
Romântico luar, transparente e divino,
Que inundas de Quimera as áleas dos jardins.


http://img.hdwallpaperpc.com/cover/70/Nature_Ocean_Moonlight_Rocks_Stones_69871_detail_thumb.jpg