quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Tarefa 2


A literatura é uma forma de consolidação do património cultural e artístico de um povo. Porquê?


Um dos muitos sentidos da literatura é obtenção da educação e formação. A procura da adquisição de conhecimentos é um estimulo para a prática da leitura, seja este para explorar determinados conhecimentos nos campos políticos, étnicos e religiosos, seja por pura curiosidade ou para expressão de pensamentos ou sentimentos.

Litterae, um termo proveniente do latim, deu origem à palavra Literatura, correspondendo assim a um conjunto de conhecimentos e/ou competências para uma boa leitura oral ou visual e expressão escrita. Este conceito está também relacionado com a arte da gramática, da retórica e da poesia.

Já a cultura artística é um conjunto de comportamentos  que possibilitam a transmissão de ideias e maneiras de pensar pessoais que retratam cada época e sociedade. Posto isto, o património cultural e artístico de um povo é consolidado através da literatura que, divulgando a cultura e o património desse mesmo povo, caracteriza um determinado lugar e época. Assim, esta divulgação incute ideias provenientes do conhecimento que por sua vez auxiliam a uma melhor compreensão cultural mais consciente do que se encontra ao nosso redor, assim como a sociedade à qual estamos inseridos.

O progresso da preservação da língua portuguesa ao longo do tempo para efeitos estéticos e culturais - definida por evolução literária - define o processo do desenvolvimento evolutivo das comunidades relativamente à sua relação com outras comunidades, sejam estas relações próximas ou mais afastadas, divergindo através das diferentes épocas e/ou tipos de relação. Esta notória evolução processa-se não só em fases como também «num quadro artístico, cultural, sócio-político e económico», em que a literatura surge inerentemente, em paralelo com a sua interferência cultural activa.  Assim, deu-se então a relação íntima da literatura portuguesa com literaturas como a espanhola, a italiana e a francesa e, mais tarde, por motivos de intercomunicação ou até mesmo indirectamente, com a literatura norte-americana e brasileira.

A evolução literária é então visível em fases através de manuais de história literária em escolas, gerações e movimentos artísticos e/ou literários que se dão periodicamente. Assim, condensando-se numa manifestação sucinta, esta evolução origina a compreensão da leitura e da crítica, tal como os traços que identificam os diversos campos uniformemente, considerando o progresso em virtude de assimilar a concepção de críticas e de metodologias que, assim, condicionam a literatura.
Posto isto, relacionando a evolução literária e os seus conceitos, poderemos então averiguar outros tipos de literatura, tal como a Literatura Popular e Tradicional.

A literatura do povo, denominada como Literatura Popular, é um conceito que se designa e associa uma determinada entidade ou comunidade social a qual na maioria dos casos não faz uso da expressão escrita para expressar-se oralmente, relacionando-se com a Literatura Tradicional por ser um tipo de literatura expresso oralmente. Porém, a definição de tradicional relaciona-se com a transmissão de ideologias ou morais ou práticas ou ainda conhecimentos passados de geração em geração ao longo dos tempos. No entanto, através aglutinação dos termos literatura oral e tradicional - excluindo a expressão escrita - verifica-se que este tipo de literatura está em vias de desaparecer tal como as pessoas que fazem questão de a passar para a geração seguinte; o que é, de facto, bastante preocupante pois este tipo de literatura provém de gerações mais antigas, exprimindo determinados saberes através de cantigas ou fábulas, que com o tempo desaparecerão não só com o tempo, mas principalmente com quem fez questão de os passar a nós até aos dias de hoje.





Ana Madeira Ferreira
Daniela Santos
Rui Loureiro



http://www.ub.edu/geocrit/-xcol/289.htm
https://www.es-loule.edu.pt/cno/rvccefa/clc-uc7.pdf




Sem comentários:

Enviar um comentário