segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Sandro Botticelli, A alegoria da primavera
Como apreciadoras da mitologia grega, escolhemos este quadro pela sua composição histórica e pela técnica utilizada. Esta obra é da criação de Sandro Botticelli, feita em tempera sobre madeira que remete-nos para a época renascentista(1432). Foi encomendada pela família Medic e teve como principais inspirações as "Odes" de Poliziano, "faustos" de Olídio.
Esta magnifica obra retrata uma elaborada alegoria mitológica da "Fertilidade florescente do mundo". Zéfiro, o vento (figura da direita) sequestra e possui a ninfa Clóris, que mais tarde casa-se e transforma-se em divindade, tornando-se a deusa da primavera(figura central ). Vénus vive no jardim com as Graças que a acompanham enquanto Caduceu de Mercúrio mantém o jardim seguro das nuvens ameaçadoras.
Este quadro é o retrato do amor neoplatónico, ou seja, um sentimento afectuoso focado na beleza, no carácter e na inteligência de uma pessoa.
Escolhemos este quadro devido à forma como as imagens estão colocadas e como as cores são utilizadas transmitindo o sentimento de alegria e de celebração.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário